terça-feira, 25 de julho de 2017

RESENHA: Baía da Esperança, de Jojo Moyes (SEM SPOILER)

Oi, gente! 
Hoje temos resenha de um livro de uma das autoras que mais estimo e admiro.



Título original em inglês: Silver Bay
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 301
Editora: Intrínseca 


Sinopse

Liza nunca conseguiu fugir do seu passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao me no encontrou a liberdade e a segurança que procurava - se não para ela, pelo menos para sua filha pequena, Hannah. Até que Mike Domer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia.
Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou tão arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente  da convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez. 


Resenha

É um livro narrado em primeira pessoa e encontramos nele o ponto de vista de diversas personagens, posso dizer que são três protagonistas fortes: uma senhora de setenta e seis anos, Kathleen; uma jovem mulher, Liza; e uma menina de onze anos, Hannah.
Quase tudo se passa na Austrália, em um lugarejo chamado Silver Bay que sobrevive com turistas curiosos observadores de baleias e golfinhos.
Nesse lugar, também existe um hotel familiar que está em pé há mais de setenta anos e é administrado por Kathleen, a famosa Dama dos Tubarões, que matou um tubarão aos dezesseis anos de idade e ficou famosa por isso.
Ela é de forma alguma uma senhorinha frágil, mas deixou escapar a felicidade de ser amada de seus dedos por influência de seu pai.


"Meu pai achava que ele era igual aos outros, entende? Jurava que estava atrás da minha fama e do hotel. Só agora fico intrigada com um homem que foi incapaz de deixar sua filha acreditar que era boa o bastante para ser amada por ser quem ela é." p.62.



Liza, ela é linda, porém é marcada por uma grande melancolia, não é de falar e faz o possível para agradar a filha. Tudo o que ela quer é viver em paz, seguir em frente se escondendo depois de algo muito ruim de seu passado na Inglaterra. 

Mike Domer chegou para tirar todo o sossego que ela conquistara ao longo de seis anos, ele pode destruir seu lar com a construção de um hotel de luxo, afastar as amadas baleias jubarte daquele lugar e por Hannah e ela mesma em risco mais uma vez. Mas algo pode mudar tudo.


"Quem pode saber o que há por trás das escolhas do coração?" pp. 112 e 113.



Hannah é uma criança ainda, mas entende sua mãe, Liza. Entende que não deve falar a razão de terem chegado à Austrália e de estar morando com a tia K, Kathleen, mas sofre por isso, quer ser uma criança normal como qualquer outra, quer conversar sobre o que quiser, quer relembrar os momentos bons também, eu fiquei com lágrimas pendendo quando via os desejos dela, com muita dor no coração.



"Nunca dizem: 'está bem, Hannah, vamos conversar sobre... Vamos falar de todas as coisas que fazem você sentir saudade e de todas as coisas que a deixam triste'. Mas achei que não podia dizer nada disto a ele: São coisas trancafiadas muito no fundo, num lugar dentro de mim que aprendi que é melhor manter escondido." p. 121.



A autora mostra ao longo da narrativa as incertezas e os arrependimentos de cada um, inclusive de Hannah, e que há momentos em que a mentira também é uma forma de proteger quem nós amamos.



"Às vezes uma mentira é a saída para fazer os outros sofrerem menos." p. 284.


Achei doloroso em algumas partes e chorei um pouco com elas. E, além do drama das personagens, temos o drama da natureza, sobre o impacto que ocorrem às baleias e a outros serem marinhos com a ação do homem.



Sobre a minha edição 

A minha edição é a da editora Intrínseca, sem sombra de dúvida é uma das capas que acho mais bonita na minha estante, o livro tem orelhas e folhas amareladas dando conforto na leitura.







Penso que a capa da editora Intrínseca seja mais condizente com a história, mas eu não reclamaria de ter a edição da Bertran Brasil também hehehe. Digam-me nos comentários qual é a mais bonita, o meu voto já foi dado.


Imagens do Google.

Imagens do Google.



Minha nota 🌟🌟🌟🌟

Sou suspeita, adoro os dramas, as histórias de amor, as personagens fortes que a Jojo Moyes traz, por isso dou quatro estrelas.
Creio que nada supere "Como eu era antes de você.", eu nunca vou superar T-T. 


Então, até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESENHA: Como Irritar um Lorde, livro 3, Michaelly Amorim (SEM SPOILER)

Oi, gente! Eu de novo kkkk outro livro para o desafio de doze livros para 2020.  Autoria: Michaelly Amorim. Cenas +18 moderado à intenso em ...